A tecnologia é nosso registro histórico?

12/03/2009 at 23:33 Deixe um comentário

Tenho pensado muito sobre a tecnologia. Ela é resultado da inventividade humana, da capacidade de inovação do ser humano. O termo tecn(o) s vem de techne (técnica), expressando a idéia de arte ou habilidade. Já logia vem de logus que deriva do grego log(o), significando palavra, estudo ou conhecimento.

Com a tecnologia temos o melhor caso de registro da história da evolução e inovação, sendo a a evolução da tecnologia a própria história da humanidade, mais ou menos como aquela história de antigamente, que a gente aprendeu na escola, focada em personagens e na ação humana.

A tecnologia representa também a quebra de paradigmas, há sempre possibilidade de novas descobertas e suas aplicações. Do átomo fomos ao elétron, e daí cria-se a nanotecnologia.

Por isso acredito que o arquivista 2.0 não pode ter medo da tecnologia. Não precisamos saber da nanotecnologia, mas precisamos no mínimo dominar o vocabulário da área e ainda ter capacidade de entender as tecnologias da informação.

A tecnologia da informação sempre será através de um sistema, de um mecanismo de interação do humano com o computador. Logo, o arquivista dois ponto zero não precisa programar um sistema, mas deve saber o que é arquitetura tecnológica, arquitetura de informação e arquitetura de software por exemplo. Como um cliente assíduo das áreas de TI, ele deverá ser capaz de saber solicitar requisitos, de validar documentações como especificações funcionais e até acompanhar o gerenciamento de projetos.

A primeira utilização do termo Tecnologia data de 1777 como título de um livro escrito pelo filósofo alemão Johann Beckmann que defendia que a Tecnologia envolve a razão e isto é uma forma de conhecimento. O engraçado é que hoje não se vê mais a gestão do conhecimento sem a tecnologia, sabemos que a gestão do conhecimento só é implementável hoje em dia através de sistemas que apóiem seu processo de geração, classificação, utilizacão e armazenagem.

Tecnologia e conhecimento humano sempre andaram juntos. E você, acha que não seríamos humanos sem a tecnologia?

Anúncios

Entry filed under: GC, gestão do conhecimento, inteligência coletiva, preservação digital, Tecnologia da Informação, Uncategorized.

A Meta-preservação da informação digital primitiva Sharepoint como ferramenta de informações orgânicas: uma nova arquitetura de informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Meu Twitter


%d blogueiros gostam disto: