Analise heurística como comparação de qualidade: um caso prático

21/04/2009 at 16:49 1 comentário

SITES SÃO SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO?
A Internet é uma “rede gigantesca computadores em âmbito mundial composta tanto por grandes computadores como por micro-computadores de pequeno porte”. São unidades de acesso a uma rede conectados de forma transversal e de múltiplos caminhos. Esse processo acompanha o próprio desenvolvimento da tecnologia.

“a Internet é um fenômeno atual e marcará o final do século XX. Sua pluralidade permite descobrir informações extremamente variáveis e a comunicação com toda a sorte de indivíduos e organizações”
Assim, a conhecida Sociedade da Informação traz à humanidade o paradigma da rede, a multiplicidade de relações, o conteúdo hipertextual e outras características conhecidas.De fato, trata-se do fornecimento de informação, as mais variadas possíveis, através de uma interface. Acessadas nos sites da wide world web.

SATISFAÇÃO DO USUÁRIO
A qualidade dos serviços de informação mede-se através da satisfação dos usuários e pelo padrão de serviço prestado. Esse último, no caso dos ambientes digitais, é que garante a eficiência e eficácia no acesso as informações.A usabilidade de interfaces informatizadas deve ser estudada em função de suas propriedades intrínsecas (referentes à lógica estrutural do sistema) e de suas propriedades extrínsecas (relacionadas à sua adequação ao contexto de trabalho, as exigências da tarefas e aos seus usuários).”

COMO AVALIAR
Para conseguir mensurar estas propriedades intrínsecas e extrínsecas, lança-se mão das chamadas Avaliações Heurísticas.“No mundo virtual, é um lugar cuja porta de entrada é sempre sua home page. Um conjunto de páginas da Web que façam parte de um mesmo URL ou endereço. A idéia de site está relacionada à idéia de local, o que na verdade é um tópico complexo em se tratando de um espaço virtual criado por uma rede distribuída que lida com hiperdocumentos.”

O CONTEXTO – O MUNDO DOS SEGUROS
Atualmente, dados referentes a perdas econômicas ou seguradas são importantes indicadores usados para comprovar o aquecimento global. Em face disso, dados de grandes resseguradoras, tidas como grandes fontes de dados são apresentados na mídia.
Como resseguradora entende-se a organização que absorve uma parcela dos seguros de outro tipo de empresa (seguradora) não está em condições de absorver sozinha. Pode-se definir resseguradora como a seguradora das seguradoras. Esse tipo de seguro é denominado de resseguro.
O banco de dados e de informações de duas grandes resseguradoras – a Swiss Re e Munich Re estão listados entre os mais importantes da atualidade por institutos tais como o Centre for Research on the Epidemiology da Universidade Católica de Louvain, em Bruxelas, na Bélgica, responsável por um dos mais importantes bancos de dados de desastres do mundo, o EM-DAT.

AVALIAÇÃO HEURÍSTICA
Heurísticas são regras de análise e parâmetros eficientes que são usadas para fazer avaliações. São baseadas nas melhores práticas e experiências dos usuários frente a ambientes virtuais. As heurísticas são baseadas em princípios de comportamento da informação, da interação humano-computador, da navegabilidade, ergonomia cognitiva e Gestalt, que extrai das atividades de uso e da pesquisa dos ambientes virtuais uma avaliação.

Utilizou-se de um método de avaliação de DIAS com 109 questões, distribuídas em 7 heurísticas. Estas questões pode ser consideradas suficientes para mostrar a eficiência e eficácia dos sites avaliados. Tendo em vista a importância da Swiss Re e da Munich Re, foram escolhidos os sites destas duas empresas como foco da análise

A heurística 1 trata da forma como o portal se relaciona com o usuário;

A heurística 2 analisa as características que possam implicar em perda ou ganho de qualidade da leitura e da compreensão do conteúdo do portal. Legibilidade, estética e densidade das informações.

A heurística 3 trata do controle do usuário ao transitar pelo portal. O sistema não deve se comportar de forma inesperada ou requisitando uma quantidade demasiada de entrada de dados.

A heurística 4 relaciona-se à adaptação do portal de acordo com as características de cada usuário;

A heurística 5 trata dos mecanismos que visam diminuir, evitar ou corrigir a ocorrência de erros.

A heurística 6 refere-se à coerência e homogeneidade e coerência na apresentação das variadas opções apresentadas pelo portal. A padronização dos formatos, das localizações e sintaxe faz do portal menos sujeito a imprevisões por parte do usuário

A heurística 7 analisa a compatibilidade entre as características do portal e as características psicológicas, culturais e técnicas do usuário.

RESULTADO

ALGUMAS CONCLUSOES
A heurística é uma forma eficiente de avaliar interfaces (sites e intranets);
Existem várias experiências de analises heurísticas, nacionais e internacionais;
A análise dos sites da Swiss Re e Munich Re pelos critérios das heurísticas revelou que essas duas empresas resseguradoras apresentam uma boa qualidade em seus sites. Porém existem algumas melhorias que podem ser feitas para que o usuário sinta-se mais confortável ao utilizar os sites dessas duas empresas.

A Heuristica da Dias você encontra aqui http://www.geocities.com/claudiaad/heuristicas_web.html

Anúncios

Entry filed under: Arquitetura de Informação, Gestão da Informação, informação digital, portais corporativos, qualidade, Tecnologia da Informação. Tags: , , , .

E nós com isso? Um pouco mais de Gestão do Conhecimento e Arquivologia O enterro de Nielsen ou como a interação toma conta do digital

1 Comentário Add your own

  • 1. Sanchez  |  07/05/2009 às 01:52

    Como você definiu na conclusão é uma forma muito eficiente mesmo de avaliar as interfaces! 🙂

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Meu Twitter


%d blogueiros gostam disto: